segunda-feira, 26 de maio de 2014

Você conhece a Praia do Forte (Praia Grande)?


Praia do forte
LocalizaçãoPraia GrandeSP - Brasil
Extensão daorla1 km
Tipo de praiaOceânica
Água e ondasPequenas, 1 metro
Faixa de areiaBranca amarelada
Forma de acessoAv. Presidente Castelo Branco
Praia do Forte é uma praia localizada no município de Praia GrandeSão Paulo. É a praia com menores ondas da cidade e a mais próxima de São Vicente. Conta com um calçadão, serviços de quiosques, salva vidas, restaurantes, hotéis e limpeza de praia. 
Por essa praia você também terá acesso a FORTALEZA DE ITAIPU.


A Fortaleza de Itaipu, ou também chamado de Forte do Itaipu, tem mais de 100 anos e nos finais de semana oferece um passeio ecológico e histórico no mesmo pacote. O passeio é feito de carro e percorre quatro quilômetros da área militar.
Dona Regina Ferraz de Alvarenga Teles mora em Santo André mas nasceu no forte, onde viveu durante seus três primeiros anos com a família, de pai militar. "“Fiquei bastante emocionada. Senti falta dos meus pais. Gostei muito porque meu filho pode conhecer uma parte da história da família”", conta a professora.
O engenheiro mecânico Carlos de Alvarenga Teles, filho de Regina, cresceu ouvindo histórias da Fortaleza. Carlos não sabia que o Forte funcionava para visitas. "“Foi um prazer reviver um pouco da história da minha família”", comenta o engenheiro.
As casas dos oficiais são um dos pontos da visitação. Um templo ao ar livre homenageia a padroeira da Fortaleza, Santa Bárbara. No passeio os visitantes descobrem um pouco sobre um dos oficiais mais ilustres do Forte. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, foi o soldado número 201 em 1959. O local protege o Parque Estadual Xixova-Japuí e é o único acesso para visitar a área preservada de 2 milhões de metros quadrados.
O Forte Duque de Caxias é outra atração do passeio. O local, conhecido como o Quartel de Paz, era usado para abrigar oficiais. Carlos Cesar Trombetta conhecia o Forte do lado de fora e sempre teve curiosidade em visitar a Fortaleza. "“Ficava sempre na expectativa de saber o que é que tem lá dentro”", revela Carlos.
A última parada dos visitantes é a Praça dos Canhões, que exibe três dos armamentos desativados há mais de 50 anos. A galeria em formato de ferradura, agora usada como caminho para conhecer a história do lugar, era usada como acesso dos oficiais encarregados de carregar os canhões durante as batalhas.
A Fortaleza de Itaipu fica na Avenida Marechal Malet I, no Canto do Forte. As visitas acontecem aos sábados e domingos, às 10h e às 15h. A entrada custa R$ 5,00 por pessoa. Outras informações pelo telefone (13) 3473-2511.

Fonte.: Globo.com
Fonte.: Wikipédia.org
Mais informações em: http://www.novakennedy.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário